Maria do Rosário Neves Pereira Correia Machado

Maria do Rosário Neves Pereira Correia Machado

[Portugais]

Doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Gestão de Centros Urbanos, promovida pela Urbe, no âmbito da qual efetuou estágios em Londres e Turim. Pós-graduada em Turismo, Ordenamento e Gestão do Território, no âmbito do Plano de Formação para a Rota do Românico do Vale do Sousa. Curso de Gestão Pública na Administração Local, pelo CEFA.

O seu percurso profissional principia por terras de Moçambique, em 1996, numa ONG Suíça. Em 1997, aceita o desafio de vir para a região Norte coordenar tecnicamente o projeto Pacto Territorial para o Emprego do Vale do Sousa na VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa.

Pelas funções que desempenhava, esteve envolvida na conceção e desenvolvimento de vários projetos, designadamente o Vale do Sousa Digital e a Rota do Românico. Em 2006, é nomeada, pelo Conselho de Administração da VALSOUSA, diretora da Rota do Românico, que em 2010 alarga a sua área de intervenção a todos os municípios do Tâmega e Sousa. É diretora do Centro de Estudos do Românico e Território, copresidente da Comissão Científica da Rota do Românico e membro da Direção Executiva da TRANSROMANICA I Itinerário Cultural do Conselho da Europa.

É membro do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e, em 2014, foi perita avaliadora de proposta a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO dos “Caminhos de Santiago no Norte de Espanha | extensão dos “Caminhos de Santiago de Compostela” (Espanha)

Autora de vários artigos sobre a temática do desenvolvimento regional, património, cultura e turismo. Colunista permanente do projeto de comunicação online patrimonio.pt e membro do Conselho Editorial do Jornal de Notícias. É Dirigente no Corpo Nacional de Escutas e integra os Corpos Sociais | Direção da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.

Jeudi 17 mai :
Elle interviendra lors de la conférence #1 : « Carte blanche au Portugal »

Pour en savoir plus : www.rotadoromanico.com